Vida de Tormento

Uma de nossas heranças de pecado é o tormento. Entrando direto na vida de um homem atormentado, sim, alguém que vivei na Bíblia a máxima intensidade de tormento. Esse alguém foi o rei Saul. Infelizmente esse homem foi escolhido por Deus para ser o primeiro dos reis de uma nação fada ao à vitória. Uma nação predestinada aos céus, mesmo que ela “dê trabalho” para Deus realizar seus planos.
Um grupo de líderes “tribais” chega até ao profeta Samuel e diz querer um rei pois o padrão bom de governo é o padrão humano e não o padr45ão divino. Essa história de lidar com Deus é muito complicada, só o profeta fala com Deus ou o sacerdote. Nós queremos um líder que possa ser visto, um lido que possa ser seguido, um líder que possamos aplaudir quando este chega vitorioso das guerras.
Muito bem, Deus de pronto vai atender aos anseios de um grupo de sábios equivocados. Samuel fica irado, claro, tanto porque Deus fora rejeito e por que ele mesmo e sua descendência vilipendiados por uma aristocracia, que sempre foi o mal de qualquer nação.
Agora veja, Deus atendendo aos clamores, concede-lhes o que aparentemente tinha de melhor em Israel. Deus não errou ao escolher Saul. Deus mostrou àquele povo o seu erro na resposta de seu pedido.  Beleza, estatura, porte, quem poderia dizer que aquele não seria uma grande Rei?
Acontece que depois de dois anos de reinado Saul começa a viver o seu tormento. Dois anos foi o suficiente para que Deus o rejeitar-se. Ele poderia ter aproveitado aquela oportunidade e se tornado um marco positivo em Israel. Saul foi escolhido por Deus e ele poderia ter escolhido fazer a vontade de Deus. Nunca esquecer que ele era rei e não sacerdote.
Reinou quarenta anos em Israel e dentre esse período, trinta e oito anos foram de desgraças. Passou a conviver com a rejeição divina; passou a conviver com a rejeição de seu povo; passou a viver com a descrença de seu povo; passou a viver com a sobra real de seu concorrente, o rei Davi.

Se alguém sabe o que é tormento na bíblia, esse alguém é Saul. Lembre-se, ele poderia ter mudado a sua história se tivesse esperado em Deus. Ele não teria vivido uma vida de tormento. Jesus morreu para que você tenha vida e vida em abundância. Espere NELE e não em mais ninguém e assim você não vai viver de tormento e nem de sofrimento, na verdade você vai viver pra comer o melhor dessa terra. 

Comentários