Rostos felizes, vidas transformadas no Maranhão - Escrito por Redação CBB Qui, 17 de Janeiro de 2013 09:31


Rostos felizes, vidas transformadas no Maranhão

Missionária Renata Keli Marinho (Brejinho, MA)
Irmã Mara Nascimento (SIBAPA, TO)

alt
Durante três dias, os voluntários da Segunda Igreja Batista em Palmas, Primeira Igreja Batista de Carolina e a Congregação Batista no Brejinho dispuseram de tempo, fé, atitude e amor para realizar cerca de 700 atendimentos do bairro de Brejinho, em Carolina (MA).

Nos dias 2, 3 e 4 de novembro a missão da Igreja se cumpriu de forma integral mostrando que a adoração, comunhão, ensino, ministério e missões caminham juntos. Esses propósitos deixados por Jesus Cristo à Igreja confirmam o seu papel de ser transformadora não só no âmbito espiritual, mas também contempla a mudança da condição física do homem.

Em Brejinho, um bairro da periferia de Carolina, MA, com aproximadamente 2.650 pessoas, essa mudança foi realizada por meio da ação social, natural do caráter cristão, com atendimentos médicos, dentários e psicológicos, orientações jurídicas, orações, oficinas de geração de renda, aconselhamentos, cortes de cabelo, palestras, abraços, evangelismo, dentre tantas outras ações oferecidas pelos 90 voluntários da Segunda Igreja Batista em Palmas, Tocantins (SIBAPA) e pelas demais pessoas da Igreja e congregação locais.

A viagem missionária ao Brejinho foi um projeto sonhado e realizado pela missionária Renata Keli Marinho, pela ABAS – Associação Beneficente Amigos Solidários e SIBAPA. Segundo Helcias Oliveira, vice-presidente da ABAS, todos os mutirões realizados têm sido satisfatórios, pois são oportunidades em praticar o que tem sido pregado, mas o mutirão de Brejinho foi especial. “Lá tivemos o empenho da comunidade que nos recebeu com carinho e permaneceu ajudando até o último dia, Deus orientou e conduziu à Carolina uma equipe na medida certa e tivemos a resposta dos líderes da comunidade na superação de suas expectativas, isso fazendo as ações que estavam dentro do nosso alcance”, explicou.

As ações foram realizadas nos colégios, igreja, postos de saúde, consultório, creche, espaços públicos e nas casas. Doações como: roupas, calçados, brinquedos, medicamentos, Bíblias e alimentos foram levados e entregues à comunidade. Nas oficinas de geração de renda as pessoas aprenderam mais um ofício para o aumento da renda doméstica. É o caso do curso de confecção de fuxico e tapetes, que demonstrou que com retalhos e criatividade é possível renovar roupas usadas e também estilizar peças novas para a venda. Da mesma forma a oficina de salgados orientou sobre higiene no manuseio, preparo e a venda dos produtos.

Sem esquecer de valorizar a próxima geração, as crianças ouviam histórias bíblicas e participaram de brincadeiras enquanto os seus pais estavam sendo atendidos. Já os idosos receberam os cuidados de manicure e pedicure dos voluntários que também ofereceram atenção especial aos surdos da comunidade. As salas de aconselhamento e de oração foram preparadas com carinho para acolher aqueles que queriam conhecer a Bíblia e serem ouvidas estreitando assim, o relacionamento.

As igrejas se uniram para a construção de uma casa. Levantaram as paredes, cobriram, forraram e colocaram portas e janelas. A casa deve abrigar uma família com nove filhos que estão sendo assistidos pela Congregação Batista no Brejinho e já passaram pelos cuidados do Lar Batista F. F. Soren.

A missionária Renata agradeceu a ajuda em nome de toda a comunidade. Segundo ela, por meio do Mutirão que teve muitas conversões, as intervenções geraram educação para uma vida diferente através das conversas, palestras, ações práticas de amor. Renata agradeceu à todos por terem feito parte da família batista no Brejinho nos dias da Ação e por terem cooperado com a transformação de muitas vidas. “O mutirão impactou tanto a nós da congregação, que fomos fortificados, quanto a comunidade, pois o amor de Deus foi compartilhado e ministrado através de cada ministração de compaixão e graça. Tudo contribuiu para que as pessoas do bairro do Brejinho, sentissem, aprendessem e vivenciassem o amor de Deus na prática”, informou.

Foram três dias de serviço à uma comunidade, que já mostrou e ainda mostrará resultados por meio dos frutos que virão por causa da atitude que foi exercida e através da palavra que foi proferida.


Números e Ações
Mais de 650 pessoas – Ações diretas
Mais de 2 mil pessoas – Mensagem de amor (celebrações)
Mais de 5 mil pessoas – Anúncio das ações
48 conversões confessadas
5 igrejas
2 instituições
48 ações
40 equipes
150 voluntários
7 locais de atendimento
722 visitas domiciliares
95 procedimentos dentários
163 atendimentos médicos
285 famílias beneficiadas com o Bazar
80 pessoas beneficiadas pelos cursos de geração de renda
190 pessoas – higiene e beleza
300 crianças assistidas
Mais de 3 mil itens doados

Desafios para você nos ajudar em oração:
Continuar os estudos bíblicos com os novos convertidos nos lares;
Continuar o acompanhamento, distribuição da produção e orientação para todos os participantes do curso de Geração de Renda;
Fomentar parcerias para a construção do Templo, pois nosso espaço alugado não comporta nossos projetos sociais com a comunidade e a frequência aos cultos;
Cuidar das demandas sociais, espirituais e familiares que surgiram pós-mutirão.


alt

Comentários